Saturday, May 10, 2008

HUMBERTO DELGADO - Cinquentenário das Eleições Presidenciais de 1958

No passado dia 7 de Maio tiveram início as Comemorações do Cinquentenário das Eleições Presidenciais de 1958, com o lançamento, na Assembleia da República, do livro Humberto Delgado. Biografia do General Sem Medo, de Frederico Delgado Rosa (neto de Delgado), publicado pel'A Esfera dos Livros.

As eleições de 58, sabemos hoje, representaram uma expectativa de mudança para grande parte da população portuguesa. Numa conferência de imprensa em Lisboa, no café Chave de Ouro, Humberto Delgado surpreenderá tudo e todos com o célebre “obviamente demito-o”, respondendo assim a uma pergunta de um jornalista estrangeiro sobre o destino a dar ao Presidente do Conselho, António de Oliveira Salazar, caso fosse eleito. A candidatura de HD terá um grande impacto, nacional e internacional, para surpresa dos analistas políticos da época. Emerge por todo o país um clamor anti-salazarista, uma onda de entusiasmo pelo “general sem medo”, uma efervescência de libertação anunciada que expõe um insuspeito estado de radical saturação dos portugueses com o regime aliada a um interesse vindo de fora pelo rumo que Portugal tomaria se HD vencesse as eleições presidenciais de 1958.

A CML, através da Direcção Municipal de Cultura, associa-se a estas comemorações com um programa conjunto de actividades culturais e educativas promovidas pelos seus serviços e equipamentos, com um triplo objectivo: assinalar os 50 anos da campanha presidencial de HD; promover a reflexão sobre este acontecimento no quadro da oposição política ao Estado Novo; revisitar a campanha de HD na cidade de Lisboa e a mobilização popular lisboeta em torno da sua candidatura.


O programa é o seguinte:

HOMENAGEM
Lisboa – Estação de Santa Apolónia
Homenagem da Cidade de Lisboa ao General Sem Medo – Descerramento de lápide evocativa da chegada de Humberto Delgado à Estação de Santa Apolónia em Maio de 1958. Com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e actuação de Carlos do Carmo
Data: 16 de Maio, 15.30h

EXPOSIÇÕES
“A campanha presidencial de Humberto Delgado nas Beiras e Trás-os-Montes” - Exposição de fotografia de Miguel Ramalho
Local: BMRR-CU (Auditório)
Data de inauguração: 17 de Maio de 2008, 15h

“Humberto Delgado, Vida e Obra” - Mostras bibliográficas organizadas a partir das colecções das Bibliotecas da Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa e do GEO.
Locais: Hemeroteca Municipal, BMRR – CU, BM Alvalade e GEO.
Data: durante o mês de Maio

CONFERÊNCIAS & COLÓQUIOS
A Campanha Presidencial de Humberto Delgado, 50 Anos Depois (1958-2008) – Ciclo de Conferências
1.ª Conferência: “A campanha presidencial de Humberto Delgado na imprensa portuguesa”, por Nair Alexandra. Data: 9 de Maio, 18.30 h
2.ª Conferência: “Henrique Galvão e o candidato Humberto Delgado”, por Eugénio Montoito. Data: 13 de Maio, 19 h
3.ª Conferência: “A campanha presidencial de Humberto Delgado nas Beiras e Trás-os-Montes”, Miguel Ramalho. Data: 17 de Maio, 16 h
4.ª Conferência: “A campanha presidencial de Humberto Delgado em Lisboa”, por Iva Delgado. Data: 29 de Maio, 18.30 h
Local das conferências: Biblioteca Museu República e Resistência – Espaço Cidade Universitária


MESAS REDONDAS
“A campanha eleitoral do general Humberto Delgado – balanço histórico” – Mesa Redonda com a participação de Iva Delgado, Frederico Delgado Rosa, Lauro António e de Dalila Mateus. Moderação de José Manuel Garcia (GEO). Inclui:
- Projecção do documentário "Humberto Delgado: o general sem medo”;
- Apresentação do livro Humberto Delgado. Biografia do General Sem Medo, de Frederico Delgado Rosa (Edição Esfera dos Livros).
Local: GEO – Palácio Beau Séjour
Data: 4 de Junho, 14.30 – 18H

VISITAS GUIADAS
“A Campanha de Humberto Delgado em Lisboa” – Itinerário Histórico
Organização: Biblioteca Museu República e Resistência – Espaço Cidade Universitária. Visitas sujeitas a inscrição prévia (máximo 20 pessoas). Contacto: Rui Faustino (T. 217 802 760). Ponto de Encontro: Estação de Santa Apolónia (Lisboa), junto à lápide evocativa da chegada de Humberto Delgado a esta estação em Maio de 1958.
Datas: 24 de Maio e 21 de Junho, às 11h.

CONTEÚDOS DIGITAIS
Cinquentenário das Eleições Presidenciais de 1958 - Dossier digital disponibilizado no sítio Fora de Portas (
http://blx.cm-lisboa.pt/), com: programa municipal do cinquentenário, biografia, bibliografia temática e fotografias de Humberto Delgado, notícias da campanha eleitoral no jornal República, ligação ao Catálogo das BLX e à Hemeroteca Digital (http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/), recursos informativos disponíveis na Internet e exposição virtual.

SERVIÇO EDUCATIVO
Ditadura versus Democracia. Eleições Livres - Atelier com a presença de Frederico Delgado Rosa (Fundação Humberto Delgado) e de José Ruy, autor de BD sobre Humberto Delgado (ac).
Destinatários: 6.º ano do 2.º ciclo EB.
Bibliotecas envolvidas: BM Central, BM Belém, BM Orlando Ribeiro, BM Natália Correia e BMRR – CU.
Horário: 4.ªs feiras (10-30H – 14-30H)
Parceiros: Fundação Humberto Delgado.

EDIÇÕES
A Campanha Presidencial de Humberto Delgado em Lisboa - Roteiro (biografia de HD, mapa da cidade com os principais pontos da campanha assinalados, fotografias, excertos de discursos, notícias de imprensa e depoimentos).

No comments: